segunda-feira, 25 de maio de 2009

Atlantis pronta para lançamento, após levar uma pequena pancada
Acidentes acontecem. Ninguém sabe disso melhor que os funcionários da NASA. Lá, os menores incidentes exigem investigação minuciosa, que pode se tornar a diferença entre a vida e a morte. Nesta semana, o problema foi um soquete de três centímetros de uma chave de torque. O soquete se soltou e caiu de uma plataforma, colidindo com os radiadores da porta de cargas da Atlantis. O incidente ilustra o cuidado cada vez maior com que engenheiros e técnicos preparam um ônibus espacial para a decolagem.
Exames mostraram que o impacto do soquete não causou danos graves. O relatório indicou que o amassado não precisaria de reparo. O episódio ocorreu durante as operações de rotina da NASA na Atlantis, que deve levantar voo no próximo dia 12 de maio. Essa viagem servirá para concluir reparos programados na manutenção do telescópio espacial Hubble.
O relatório, porém, será revisto quando os administradores do ônibus espacial se reunirem novamente nesta sexta para mais uma discussão sobre o possível adiamento da decolagem da Atlantis. Questões de segurança são encaradas com muita seriedade nessa organização. Todos sabem que as vidas da tripulação e o sucesso da missão são mais importantes que qualquer tipo de pressa.
Diante do provável encerramento do programa de ônibus espaciais, muitos acreditam que essa será a última viagem da Atlantis. Convido a todos os que nunca testemunharam a majestade de uma decolagem de ônibus espacial a aproveitar essa oportunidade, se puderem.
Foto: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário